Escada de Jaco
A Escada de Jacó é um Símbolo Iniciático, com forte caráter religioso, é usado em outras Ordens, inclusive religioso. A Maçonaria, apesar de não ser uma religião, á utiliza na simbologia, para transmitir seus ensinamentos.
Encontramos no Painel da Loja de Aprendizes uma escada, denominada Escada de Jacó que simbolicamente representa a ligação entre a Terra e os Céus. A origem da introdução do simbolismo da Escada de Jacó na Maçonaria Especulativa deve-se à visão de Jacó, registrada no Velho Testamento, Gênesis "E Jacó seguiu o caminho desde Bersba e dirigiu-se a Harã". Gênesis 11: "Com o tempo atingiu certo lugar e se preparou para ali pernoitar, visto que o Sol já se tinha posto. Tomou, pois, uma das pedras do lugar e a pôs como apoio para a sua cabeça e deitou-se naquele lugar". Gênesis 12: " “E começou a sonhar, e eis que havia uma escada posta da terra e seu topo tocava nos céus; e eis que anjos de Deus subiam e desciam por ela “. Gênesis 17: Jacó “acordou do sono e disse “Verdadeiramente, Jeová está neste lugar e eu mesmo não o sabia.” Gênesis 18: “E ficou temeroso e acrescentou; “Quão aterrorizante é este lugar” Não é senão a casa de Deus e este é seu portão de entrada.”
Figura.
Na base da escada, centro e topo encontramos três símbolos: a cruz - que representa a FÈ, a ancora que representa a ESPERANÇA e um braço estendido em direção a um cálice que representa a CARIDADE e no seu ápice uma estrela de sete pontas.
A interpretação que eu tive dessa lenda é de que o conhecimento de todas as coisas é adquirido de forma gradual, como se estivéssemos subindo uma escada, degrau por degrau. Aparentemente isso parece ser fácil, mas não é. Exige sacrifícios, constância e persistência.
Isso porque, no tempo e no espaço, o espírito maçônico precisa ser incansável no combate aos vícios, á injustiça, á tirania e a corrupção dos costumes. A escada que Jacó viu em sonhos tinha os pés fincados na terra, mas seu cimo tocava os céus. Por ela, os