ESCADA CARACOL
Na Maçonaria temos a visão que existiaa uma Escada em Caracol no Templo de Salomão; que tinha-se acesso à escada pelo lado sul.
Esta escada é composta por degraus divididos em três lanços: o primeiro com três degraus; o segundo com cinco degraus onde se vê um corrimão sustentado por cinco colunas; o terceiro com sete degraus, por onde se atinge o cimo.
O Primeiro Lanço –
Constituído por três degraus onde estão desenhados o Prumo, o Nível e o Esquadro. Representam os três que governam uma Loja (Venerável-Mestre e Vigilantes), estes tres degraus tambem representam a idade do aprendiz.
O Segundo Lanço –
Constituido por cinco degraus (que são tambem a idade do Companheiro), estão inscritos os cinco sentidos: audição, visão, tato, olfato e paladar. Tem se também um corrimão sustentado por cinco colunas que representam as cinco nobres ordens da Arquitetura: Toscana, Dórica, Jônica, Coríntia e Compósita. Representam também os cinco Irmãos que constituem uma Loja: o Venerável-Mestre, os Vigilantes e dois Companheiros. Com relação aos cinco sentidos, eles são nosso norte em nossas decisões, pois se irmos por um só sentido podemos nos enganar; se usarmos os cinco, jamais.
O Terceiro Lanço – Os seus sete degraus representam os sete Irmãos que tornam Justa e Perfeita uma loja maçônica. Tambem nos trazem a figura das sete Artes e Ciências Liberais da Antiguidade cujos estudos eram divididos em duas fases:
a) Trivium – cursado em quatro ou cinco anos e onde se ensinava a Gramática, a Retórica e a Lógica.
b) Quadrivium – Cursado em três ou quatro anos e onde se ensinava a Aritmética, a Geometria, a Astronomia e a Música.
COMPANHEIRO e a ESCADA EM CARACOL
Vislumbramos em vários leituras e Instruções, de diversos autores e irmãos, que os Aprendizes empregados na construção do Templo de Salomão recebiam seus salários em troca de alimentos. Já os Companheiros recebiam seus salários em dinheiro. Para receberem seus salários os