Escada Helicoidal
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA DE DESENHO ARQUITETÔNICO II
ESCADA HELICOIDAL
JULIO CEZAR OZÓRIO
LAENIO MARQUES
PAULO SERGIO
JOÃO PESSOA/PB
NOVEMBRO/2013
ESCADA HELICOIDAL
As escadas helicoidais, também chamadas de escada caracol, tiveram seu uso muito difundido nos últimos anos em função da economia de espaço que proporcionam. A falta de critério em alguns projetos e a economia de espaço sem limites levaram a exageros. Muitas escadas sem dimensões mínimas para o usuário se movimentar foram fabricadas. Para algumas pessoas, a imagem de insegurança e desconforto está relacionada ao tipo da escada, mas, na verdade, qualquer escada pode ficar perigosa e desconfortável quando o projeto não é bom.
FABRICAÇÃO
As escadas Helicoidais deve levar em conta vários aspectos, tais como: largura, inclinação, passo do helicóide, posicionamento no ambiente, tipo e material do corrimão, fluxo dos usuários e freqüência de uso.
DIÂMETROS
O diâmetro mínimo de uma escada caracol é de 1,20 metro e requer um vão (recorte na laje para instalação da escada) quadrado ou redondo de 1,30 metro. Esse diâmetro de escada normalmente é instalado em um local de acesso esporádico, por onde não existe a necessidade de transportar volumes. Com mais espaço disponível e a necessidade de ter um acesso melhor ao pavimento superior, o diâmetro do caracol pode e deve ser aumentado.
O vão necessário para instalação de uma escada caracol pode ser circular ou quadrado. A escada será sempre cerca de 10 centímetros menor que o espaço recortado na laje. Assim, um imóvel que tenha um vão de 150 x 150 centímetros receberá uma escada de diâmetro externo de 140 centímetros. Essa diferença é necessária para criar um espaço para passagem de mão quando o corrimão tangencia as paredes inferiores ou a espessura da laje.
O comprimento dos passos na escadas em caracol não deve ser inferior a 80 cm
Passo