ESBOÇO. PDCA na implantação de um SGA
O principal objetivo desse ciclo é favorecer a utilização de uma metodologia que ajude a diagnosticar, analisar e resolver problemas organizacionais.
Esse método vem ganhando forças com as diferentes organizações, pois é simples de ser utilizado e tem um resultado eficiente, conduzindo a ações sistemáticas que garantem o crescimento das organizações.
Sua utilização é ampla e baseia-se nos conceitos de administração que devem servir de exemplos na administração dos objetivos, onde uma sequencia de atividades é estruturada dentro dos 4 módulos do PDCA.
O PDCA foi criado na década de 20 por Walter A. Shewart, mas foi William Edward Deming, o “guru do gerenciamento da qualidade”, quem disseminou seu uso no mundo todo (por isso, a partir da década de 50, o ciclo PDCA passou a ser conhecido como “Ciclo Deming”).
Também conhecido como “Ciclo de Deming”, o PDCA é uma das primeiras ferramentas de gestão da qualidade (ou ferramentas gerenciais) e permite o controle do processo.
Como funciona o Ciclo PDCA
Para que a aplicação do PDCA tenha eficiência, todos os envolvidos precisam entender o conceito do processo:
• P – Planejar: estabelecer os objetivos e estratégias necessárias para atingir os resultados que deverá ser estabelecido com base nas diretrizes ou políticas da empresa. Estabelecimento do caminho para que o objetivo seja atingido e definição do método que deve ser utilizado para consegui-los
D- O plano deve ser executado nessa etapa.
. C - O plano precisa de verificação e acompanhamento medir os processos em conformidade com a política ambiental, objetivos, metas, requisitos legais e outros requisitos e relatar os resultados. Nesta fase podem ser detectados