Esboço de intervensão
2012-1
1. DADOS DA INSTITUIÇÃO:
1. Tema: A efetivação das ações socioeducativas no Programa Renda Cidadã.
2. Problema As ações complementares do Programa Renda Cidadã no município de Sagres /SP, desenvolvidas na forma de reuniões e palestras temáticas não tem contribuído para a efetivação e o objetivo do Programa Renda Cidadã.
1. Objetivos
1. Objetivo Geral Ampliar o desenvolvimento da autonomia dos usuários do Programa Renda Cidadã, através das oficinas socioeducativas.
2. Objetivos Especificos:
-Exploratorios – descobrir porque as ações desenvolvidas não são sufcientes; conhecer a realidade dos beneficiários do Programa Renda Cidadã.
-Descritivos – propor atividades que promovam melhoria na qualidade de vida da família beneficiada.
-Explicativos – explicar que as ações complementares do Programa Renda Cidadã, somada as transferência de renda, deve ter a função de ampliar a oportunidade de desenvolvimento e inclusão social.
2. Justificativa
O Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada, localizada em áreas de maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento sócio assistencial de famílias.
È o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços sócio assistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização, direitos sócio assistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social., portanto responsável por programas, projetos e serviços que visam o enfrentamento da questão social.
Dentre os Programas se concentram o de transferência de renda de âmbito Estadual Renda Cidadã. Um grande número de famílias vivencia processo de vulnerabilidade em decorrência do desemprego e falta de qualificação profissional.
Desta forma o Renda Cidadã associa a transferência de renda a ações sócioeducativas,