esacalares

330 palavras 2 páginas
Arquiteturas superescalares
Assinar para acessar o trabalho completo

Introdução:
Computadores superescalares são máquinas projetadas para melhorar o desempenho de execução de instruções escalares, em outras palavras, eles exploram o paralelismo em baixo nível e,assim, podem executar diversas instruções de máquina simultaneamente, contanto que, todas sejam provenientes do mesmo programa objeto.
Uma arquitetura superescalar é aquela na qual varias instruções podem ser iniciadas simultaneamente e executadas independentemente umas das outras.
As arquiteturas superescalares incluem todos os aspectos do pipeline e ainda acrescentam o fato de as instruções poderem estar executando no mesmo estágio do pipelining (em linhas pipelining diferentes). Assim, elas têm a habilidade de iniciarem múltiplas instruções no mesmo ciclo de clock.
VISÃO GERAL SOBRE PIPELINE Pipeline é uma técnica de implementação de processadores que permite a sobreposição temporal das diversas fases de execução de instruções. Há a técnica monociclo, mais simples, que executa umainstrução, exclusivamente, por vez. A técnica de pipeline é dividir o processo em estágios distintos, normalmente quatro ou seis, e processá-los de forma paralela (não processando dois estágios iguais aomesmo tempo, obviamente).

Exemplo:

Um processador que tem suas instruções executadas em cinco estágios:
1.Busca da instrução na memória.
2.Leitura dos registradores enquanto a instrução édecodificada (estamos simulando um processador que permite que a leitura e a decodificação ocorram ao mesmo tempo).
3.Execução de uma operação ou cálculo de um endereço.
4.Acesso a um operando namemória.
5.Escrita do resultado em um registrador.
Execução de instruções em pipeline:

Instruções Simples em pipeline:

Instruções Superescalares:
ARQUITETURAS SUPERESCALARES
Algumas dasprincipais características dos processadores superescalares, são utilizadas em outras arquiteturas, no entanto, busca-se uma breve

Relacionados

  • Introdução ao Octave
    4843 palavras | 20 páginas