A INCLUSÃO DA MULHER DA CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
VALQUÍRIA RAMOS
VENÂNCIO LEAL
A INCLUSÃO DA MULHER NO MERCADO DA
CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE ITABUNA
ITABUNA – BAHIA
2014
VALQUIRIA RAMOS
VENÂCIO LEAL
A INCLUSÃO DA MULHER NO MERCADO DA
CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE ITABUNA
Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de TID IV no curso de Engenharia Civil FTC.
Professor: Vitória
ITABUNA-BAHIA
2014
1. JUSTIFICATIVA
A construção civil, esta em processo de grande expansão, com salários mais atrativos, além do incentivo de programas governamentais que promovem cursos de capacitação nesta área, acaba por estimular a inserção das mulheres que, por sua vez, estão sendo cada vez mais exigidas a participarem do sustento familiar na condição de provedoras.
Existe uma diferenciação nas atividades que são desenvolvidas por homens e mulheres em decorrência do sexo. Geralmente, as mulheres são designadas para trabalhos de acabamento das obras, tais como colocação de azulejos, pintura de paredes, trabalhos ditos mais leves e que requerem cuidado, destreza, sutileza, características socialmente atribuídas às mulheres. Já os homens desempenham atividades que exigem mais esforço e força física, tais como escavações e trabalhos de alvenaria.
A importância da mão de obra feminina pelas empreiteiras tem por base a vinculação do trabalho das mulheres às características atribuídas ao universo feminino, como o cuidado, a destreza, a minúcia. Isso acaba por definir os trabalhos a serem desenvolvidos pelas trabalhadoras limitando, muitas vezes, a atuação das mulheres às fases de acabamento e limpeza das obras. Além disto, a contratação delas pelas construtoras acaba por gerar um marketing positivo para tais empresas frente à sociedade, pois a inclusão das trabalhadoras em um segmento constituído em sua maior parte por homens propicia uma ideia de