teoria
Nome: Ariosvaldo Alves da Silva Júnior
Matricula: 201201505143
AV1
Professor: Israel da Silva Amud
Fundamentos de Neuroanatomia
Introdução:
1– Substância Branca A substância branca é a região do sistema nervoso que possui os axônios e as fibras nervosas formadas pelos neurônios, na medula ela forma agrupamentos de fibras (maioria mielínicas ascendentes ou descendentes) conhecidos como funículos. A medula possui três funículos principais: o funículo anterior, o funículo lateral e o funículo posterior.
As fibras nervosas presentes nestes funículos estão organizadas em tractos e fascículos que formam as vias ascendentes e descendentes responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos pelo organismo.
1.1– Funículos
Funículo posterior: região entre o sulco mediano posterior e o sulco lateral posterior;
Funículo lateral: região entre o sulco lateral posterior e o sulco lateral anterior;
Funículo anterior: região entre a fissura mediana anterior e o sulco lateral anterior.
Vias Ascendentes:
2 – Vias Ascendentes São fibras da medula que se relacionam com as fibras que entram pela raiz dorsal trazendo impulsos aferentes de varias partes do corpo. Existem as vias ascendentes do funículo posterior, do funículo anterior e do funículo lateral.
2.1– Via do funículo posterior ou dorsal: Dois fascículos constituem este funículo: o grácil e o cuneiforme. Estes fascículos conduzem informação sensorial primária da propriocepção consciente dos sentidos de posição e vibração, do tato discriminativo (diferencia a textura dos objetos) e da estereognosia (é a habilidade de reconhecer ou identificar a forma e os contornos dos objetos através do tato).
2.1.1– O fascículo grácil tem inicio em torno de L2 da coluna vertebral e termina no núcleo grácil do bulbo; é formado de raízes sacrais, lombares, torácicas baixas e cóccigeas que penetram na coluna vertebral. Sua função é trazer impulsos dos membros inferiores, pelve e abdômen baixo.