Erty
Esse texto tem como objetivo apresentar de forma simples diferenciada o que vem a ser o conteúdo de cinética química que nada mais é que o ramo da química que estuda a rapidez das reações químicas, bem como os fatores que a influenciam, sendo esses fatores também pontos que serão abordados em detalhes durante o texto. Abordaremos também algumas reações químicas que podem ser feitas em laboratório e através da cinética classificá-las em lenta ou rápida e mostrar alguns exemplos do uso desse conceito no nosso cotidiano. Palavras-Chave: Cinética, Velocidade de reação, Cotidiano.
1 INTRODUÇÃO
Veja as imagens abaixo:
Figura 1 – Explosão bomba, ferrugem de um cadeado, pedras, comprimidos efervescente em água.
Todas essas imagens representam situações do nosso dia-a-dia onde nelas ocorrem reações químicas e que em diferentes espaços de tempo, assim como:
- ácido em uma base é uma reação instantânea;
- decaimentos radioativos, que levam muitas vezes bilhões de anos;
- queima de uma vela, que levam algumas horas;
- queima de um palito de fósforo, que levam alguns segundos;
Existe um ramo na ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam, é a chamada Cinética Química. Pode se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. Equação química é a representação gráfica de uma reação química, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo.
A + B C + D
Reagentes Produtos
A cinética química está baseada em processos químicos experimentais, que são modelados matematicamente por meio de equações diferenciais. O método consiste em montar a equação diferencial que retrata um determinado fenômeno e resolvê-la, obtendo-se assim a função que representa, explicitamente, a variação da concentração dos reagentes