ERROS E INCERTEZAS NAS MEDI ES
FÍSICA EXPERIMENTAL BÁSICA
Nayara Aparecida de Castro – 124100046
Paulo Henrique Ferreira - 114150012
INTRODUÇÃO
Em um experimento, por mais que se tenham as melhores condições de trabalho disponíveis, os resultados obtidos apresentarão erros.
Os resultados obtidos nunca serão totalmente precisos. Para isso se usa o termo incerteza.
O termo erro se utiliza para denominar o afastamento entre o valor obtido numa medição e o valor verdadeiro, que geralmente é desconhecido.
Os erros de medição são classificados em: erro grosseiro (devido à falta de atenção ou inexperiência do operador), erro sistemático (afetam o resultado sempre no mesmo sentido) e erros aleatórios ( devido às variações naturais dos processos físicos).
Em relação ao cálculo de erros, se calcula o erro absoluto e o erro relativo (forma mais usual de representar o erro).
As incertezas são indicadas para se garantir um valor-limite, e assim tornar a informação contida nos resultados muito mais útil.
ERROS DE MEDIÇÃO
Erro Relativo: Diferença entre o valor obtido e o valor verdadeiro de uma medição. 𝐸𝑅𝑅𝑂 𝐴𝐵𝑆𝑂𝐿𝑈𝑇𝑂 = 𝑉𝐴𝐿𝑂𝑅 𝑀𝐸𝐷𝐼𝐷𝑂 − 𝑉𝐴𝐿𝑂𝑅 𝑉𝐸𝑅𝐷𝐴𝐷𝐸𝐼𝑅𝑂
Erro Relativo: Útil quando se está na presença de valores muito pequenos, como por exemplo, obtidos em experimentos de laboratório de calibração.
𝐸𝑅𝑅𝑂 𝑅𝐸𝐿𝐴𝑇𝐼𝑉𝑂 =
𝐸𝑅𝑅𝑂 𝐴𝐵𝑆𝑂𝐿𝑈𝑇𝑂
𝑉𝐴𝐿𝑂𝑅 𝑉𝐸𝑅𝐷𝐴𝐷𝐸𝐼𝑅𝑂
x 100%
TERMINOLOGIA MAIS IMPORTANTE
Os termos utilizados devem ser escolhidos com cuidado. Todo termo e expressão utilizada deve fazer sentido para todos os utilizadores.
INCERTEZA DE MEDIÇÃO
Está associada aos resultados de uma medição, caracterizando a dispersão dos valores atribuídos durante o processo.
ANÁLISE ESTATÍSTICA DE RESULTADOS
Para se ter um resultado mais confiável é necessário que se faça várias medições. Além disso, fazer a análise estatística dos dados é uma prática comum e necessária, pois permite