Análise Econômico Financeira
Na analise horizontal identificamos que a conta de imobilizado teve um aumento impactante que se deve a compra de máquinas e equipamentos, entendemos que o objetivo da empresa com essas aquisições é de aumentar a produção e consequentemente as vendas, porém a empresa acaba assumindo um grande risco, pois as vendas podem não atingir o retorno esperado e ainda caso aconteça uma crise externa a possibilidade de a empresa fabricar e não vender (aumentando assim o estoque), ou ainda de a empresa não fabricar deixando os novos equipamentos obsoletos e assim gerando custos e deixando o processo produtivo muito oneroso.
De 2006 para 2007 tivemos um aumento nos estoques devido à aquisição de máquinas e equipamentos elevando o poder de produção maior que a perspectiva de vendas, já no ano 2007 para 2008 com os produtos melhor inseridos no mercado, a empresa teve uma aceitação maior por parte dos clientes; e apesar de produzir mais a empresa teve redução no estoque devido ao aumento das vendas.
Ao analisar a conta de clientes, identificamos que houve um crescimento da mesma entre 2006, 2007 e 2008 que se deve ao aumento das vendas a prazo. Porém, vendo de uma forma mais “pessimista”, podemos considerar que a carteira de clientes tem crescido devido à inadimplência dos mesmos e também por conta da extensão no prazo de pagamento por parte dos clientes. Isso tem um impacto negativo no caixa da empresa, gerando assim a necessidade de captar recursos de terceiros como empréstimos em curto prazo e descontar duplicatas.
2) Principais Mudanças nas contas passivas
Verificamos um grande aumento nos empréstimos bancários de longo prazo de 2006 para 2007 o qual se deve aos altos investimentos feitos em ativo imobilizado. Consideramos uma decisão correta de a empresa financiar imobilizado em longo prazo, pois qualquer mudança negativa no mercado será menos impactante nos resultados das operações produtivas.
Os empréstimos bancários, por sua