Erro Humano na Segurança de Voo
Gustavo Ferreira Medeiros
Diego Renan Soares Medeiros
Renan Alves
Escola Superior de Aviação Civil - ESAC, Campina Grande, PB
RESUMO:
Na aviação, um dos fatores mais importantes é a segurança de voo, e relacionada a segurança de voo sempre estará ligada ao fator humano, na qual é da responsabilidade desde o mecânico ao piloto manter o voo nos padrões necessários para que seja efetuado um excelente voo. A maioria dos acidentes aeronáuticos decorrem de situações em relação ao extremo cansaço dos tripulantes, como também dos controladores de voo e mecânicos das aeronaves, chegando a levar uma desatenção e encadeamento de fenômenos surgidos de respostas neuroendócrinas e neuroimunólogicas, esse quadro de sintomas virá causar queda no desempenho físico e mental, na qual virá a causar sérios danos posteriormente. Nossa pesquisa abordará assuntos relevantes na segurança de voo envolvendo o fator humano. PALAVRAS-CHAVE:
Segurança de voo. Fator humano. Acidentes
Aeronáuticos. Cansaço dos tripulantes.
1. INTRODUÇÃO
Segundo a ICAO/OACI1 fadiga é um grande perigo aos fatores humanos, porque afeta a maior parte dos aspectos que compõem a capacidade de um membro de tripulação executar seu trabalho, em meias palavras, a podemos descrever como: incapacidade de continuação de um determinado trabalho em nível de condições normais devido a uma percepção ampliada do esforço.
ICAO é a sigla de
International Civil Aviation Organization
(
Organização da
Aviação Civil Internacional OACI
), órgão que tem a responsabilidade de padronizar a aviação civil internacional, estabelecendo princípios e técnicas que garantam a segurança do transporte aéreo. Criada em 1944, a ICAO tornouse uma das agências especializadas da ONU.
1
1
Em palavras da pesquisadora (Kube, 2010) teve as seguintes conclusões na relevância a fadiga ao seu comportamento:
“A fadiga tem grande relevância no ambiente aeronáutico, pois é um complexo processo metabólico e