ERP's
Samuelson Candido Pereira samuelsoncandido@gmail.com IzaiasRogge Júnior
Jrrogge.si.f@gmail.com
Acadêmico de Sistemas de
Informação/FAROL
Prof. Orientador. Fábio Batista Barbosa
1. PROBLEMATIZAÇÃO
A informação é uma ferramenta muito importante de gestão, sendo utilizada pelos administradores para tomada de decisões e planejamento de metas. Desde pequenos recebemos uma enxurrada de informações, e são essas que ajudam em nosso crescimento, não é diferente com as empresas, pois para se manterem no mercado competitivo, necessitam desde seu planejamento até sua idealização para obter uma quantidade significativa de informações, para poder melhor alçar seus passos. Mas certas informações são de difícil acesso até mesmo para as empresas que já estão no mercado a mais tempo, então como conseguir coletar e organizar essas informações que são geradas pelas próprias empresas e na maioria das vezes não conseguem enxergar.
2 HISTÓRICOS DOS SURGIMENTO DOS SISTEMAS ERP
No contexto histórico, antigamente a maior parte dos processos que envolvia a cadeia de suprimentos era coordenada na escrita, isso implicava em um alto índice de ineficiência e imprecisão na coleta e análise dos dados registrados pelas empresas (Turban, 2004).
Com o avanço eminente as empresas tinham a obrigação de mudar para melhor atender seus clientes, a busca por uma ferramenta que poupasse tempo e trouxesse resultados mais confiáveis era de suma importância, e foi na década de 60 que os primeiros programas surgiram para auxiliar as empresas, mas um programa só atendia um determinado segmento da empresa, tornando difícil o compartilhamento das informações de um setor para outro.
Os primeiros programas de software, surgidos no final da década de 50 e começo da década seguinte, que davam suporte a segmentos isolados da cadeia de suprimentos - por exemplo, sistemas de gestão de estoque, cronograma de produção e faturamento, que