dispositivo de proteção contra surtos
DPS é a sigla para Protetor contra Surtos, também conhecido como Supressor de Surtos e Protetor contra Surtos Elétricos. Esses termos são determinados a aparelhos capazes de proteger equipamentos eletroeletrônicos contra picos de tensão que podem vir da rede elétrica, de cabos de TV ou da linha telefônica. Esses picos de tensão são causados por eventos como descargas atmosféricas, os raios ligam e desligam os aparelhos nas redondezas e grandes oscilações vindas da rede de distribuição de energia em geral.
Princípio de funcionamento:
Os dispositivos protetores de surto foram desenvolvidos para limitar sobretensões transientes e também desviar as altas correntes provenientes de descargas atmosféricas.
Curiosidades:
É importante mencionar que normalmente outros aparelhos são confundidos com DPS mas não atuam da mesma forma. O Estabilizador de Tensão, de uso muito comum em computadores, por exemplo, apenas atenua pequenas oscilações da rede elétrica, mas hoje em dia os próprios aparelhos já têm uma resistência bem maior a oscilações desse tipo, além da rede elétrica também ser bem mais estável atualmente.
A proteção contra raios e grandes picos de tensão só o DPS oferece realmente. E são exatamente esses surtos elétricos que causam mais prejuízos como queima de aparelhos eletroeletrônicos. Hoje em dia, grandes empresas com a Vale e concessionárias de energia como a Cemig protegem vários equipamentos com DPS da Clamper para minimizar esses riscos de perdas materiais. Isso é ainda mais importante se você considerar que o Brasil é o país com maior número de raios do mundo. Fica claro que o DPS é indispensável para o uso doméstico e também em fábricas e escritórios.
Função do Para Raios e do DPS
A instalação de Para Raios ou DPS são funções distintas e protegem as instalações elétricas e equipamentos de maneiras diferentes, mesmo sendo direcionados para a mesma função primordial que é “Proteção contra Surtos Atmosféricos – Raios”.
O Sistema de