Erotismo na India
CE - CENTRO DE DUCAÇÃO
CURSO: CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES
DISCIPLINA: CIENCIAS DAS RELIGIÕES
PROFESSOR: DEYVE REDYSON
ALUNA: JACKELINE L. DE ALMEIDA
2012
EROTISMO MÍSTICO NA INDIA
Mircea Eliade foi um escritor romeno (Bucareste, 1907 -Chicago, E.U.A., 1986). Historiador da religião, filósofo e professor da Universidade de Chicago, ele era um intérprete principal da experiência religiosa, que estabeleceu em estudos religiosos paradigmas os quais persistem até hoje. Sua teoria de que a hierofanias formam a base da religião, dividindo a experiência humana da realidade em sagrado e profano, espaço e tempo, provou sua influência na civilização humana.
Publicado originalmente com o título SUR L’ÉROTIQUE MYSTIQUE INDIENNE e tendo sua primeira edição em Castelhano no ano de 2001, Erotismo Mistico da India, a obra apresenta três ensaios literários que evidenciam os dotes peculiares do observador Eliade. Mediante notas autobiograficas, que nos permitem conhecer as três importantes vertentes dentro da vida de Eliade: o erotismo, notas autobigráficas e o simbolismos religioso . O primeiro, publicado em 1956, é sobre a mística erótica da India, ele parte da premissia tradicional hindu de que a união sexual é um ritual onde os casais humanos se convertem em divinos a partir da tradição tantrica da “retenção”. O segundo, entitulado “A India ao vinte anos”, é uma recordação sobre os 20 anos que o autor passou na India e que foram definitivos para o resto de sua vida. O terceiro ensaio, “Borobudur, templo sagrado”, relata sobre o fascinante templo budisda da ilha de Java e o mais belo monumento da Ásia.
Embora a nossa cultura ocidental nos impeça de entender com clareza essa prática erótica, temos que reconhecer que a sua beleza e singularidade nos leva a questionar o que realmente é sagrado ou profano.
O texto inicia com a frase: “Toda mulher nua encarna a Natureza (Prakrti)”, aqui