Mudanças da Política Publica
TAREFA II
DATA: 11/06/2013
NOME DO ALUNO: Welton de Araujo Cintra Junior
POLO: Franca
DISCIPLINA: Economia Brasileira
TUTOR: Ivis Bento de Lima
PROFESSOR (A: Marcela Conceição de Azevedo Fantazzini
Como você apresentaria o Brasil de hoje? Mudou muita coisa? As políticas públicas apontam alguma mudança significativa na atualidade?
O Brasil, após uma serie de experiências desastrosas visando o controle inflacionário, está se tornando um país com uma economia relativamente solida.
Apos passarmos por um período inflacionário com números astronômicos, ou seja, 20.759.903.275.651% (vinte trilhões, setecentos e cincoenta e nove bilhões, novecentos e três milhões, duzentos e setenta e cinco mil, seiscentos e cincoenta e um por cento) de inflação entre 1980 e 1994 (quinze anos), culminamos com a implementação do Plano Real, a partir de fevereiro de 1994, no governo Itamar Franco, sendo ministro da fazenda o sociólogo Fernando Henrique Cardoso. Este plano veio, como já disse, após pelo menos outros quatro planos que foram extremamente mal sucedidos, pois mesmo apresentando certo alivio no inicio, acabaram por agravar os índices inflacionários existentes, e por muitas vezes, não foram elaborados por técnicos, com conhecimento adequado sobre o assunto (economia), o Plano Real, foi o primeiro a reunir em torno do ministério da fazenda (apesar do ministro ser um sociólogo), técnicos da área econômica (Gustavo Franco, Pedro Malam, Pérsio Arida, Andre Lara Resende, Edmar Bacha, Clovis Carvalho, Winston Fritsch, entre outros), estes técnicos, buscaram estabilizar a economia do país, controlando principalmente o déficit e os gastos