Erosão
Erosão é o processo de desgaste transporte e sedimentação do solo dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos. O processo de desagregação das partículas de rochas (camadas de sedimentos) é ocasionada pela ação do intemperismo (conjunto de processo químico, físicos e biológicos que provocam o desgaste dos solos e rochas). A erosão destrói as estruturas (Areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo, levando seus nutrientes e sais minerais existentes para as partes baixas do relevo.
Em solos cobertos pela vegetação a erosão é muito pequena e quase inexistente, mas é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos. O problema ocorre com a retirada das vegetações para uso agrícola, deixando o solo exposto e tornando a erosão, o que pode levar à desertificação.
A erosão é uma questão de geologia,geomorfologia e clima, as mudanças climáticas afetam a erosão de varias formas, ocorrendo em áreas independentemente da quantidade ou precipitação a sensibilidade a erosão é influenciada pelo tipo de rocha pressão humana e duração da estação e crescimento da vegetação. O maior problema em área cultiváveis consiste na eliminação da capa superficial do solo importante por o seu conteúdo em matéria orgânica e frações minerais finas garantindo a nutrição.
Desenvolvimento
A maior quantidade de erosão que está a ocorrer hoje é em terras agrícolas e florestadas, quando ocorre erosão, pode igualmente causar inundações em planícies aluviais e assim fora do local os problemas são potencialmente maiores das regiões mas úmidas por causa das condições especifica do solo e clima. Alguns Agentes erosivos são:
Água, gelo, chuva ou vento. A superfície da Terra como a conhecemos é formada tanto por processos geológicos que formam as rochas, como por processos naturais da degradação e também de erosão. Uma vez que a rocha é quebrada por