Erosão
Encontrar a aceleração da gravidade através do experimento com o pêndulo simples, relatando a influência do comprimento do fio e da massa do corpo em ao seu período de oscilação.
Lista de símbolos
L = comprimento do fio do pêndulo t= tempo de dez ocilações
T= tempo médio g = gravidade g’ = gravidade calculada experimentalmente
Introdução
Neste relatório, trataremos da análise do movimento do pêndulo simples, avaliando-se seu período assim como a aceleração da gravidade local. Um pêndulo simples é um modelo constituído por um corpo puntiforme suspenso por um fio de comprimento L e de massa desprezível m. Quando o corpo puntiforme é puxado lateralmente a partir da sua posição de equilíbrio e a seguir é solto, ele oscila em torno da posição de equilíbrio. Quando a velocidade se iguála a zero e após retorna a posição incial dizendo que foi formado um perído T. Uma criança sentada em um balanço pode ser considerado como exemplo de um pêndulo simples.
Desenvolvimento teórico
O movimento de um pêndulo simples envolve basicamente uma grandeza chamada período (simbolizada por T) que é dada pelo intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória (ou seja, retornar a sua posição original de lançamento, uma vez que o movimento pendular é periódico).
Ou seja, para pequenas oscilações, a aproximação fornece a seguinte expressão para o período do pêndulo: equação 1
Onde através do T cálculado posso descobrir com isso a incerteza de medida fazendo T² x 2 x 0,02.
Figura 1 - Pêndulo simples e as forças que atuam sobre o corpo de massa m.
Caso seja pedido para calcular com n períodos será preciso marcar o tempo gasto para estes n períodos e depois dívidi-lo por n, achando então o tempo médio. Elevando o tempo médio ao quadrado x 2 x 0,02,