A conquista feminina no mercado de trabalho
RESUMO: Tudo começa com a necessidade das mulheres em deixarem seus postos de donas-de-casa para assumirem o lugar de seus maridos nos negócios da família, após eles terem partido para a I e II Guerras Mundiais. No século XIX, o capitalismo se consolida e traz consigo novas leis que beneficiava mas mulheres. Porém mesmo após esses benefícios as dificuldades continuaram e só através do tempo que elas foram conquistando o seu espaço. Hoje as estatísticas mostram que elas estão conseguindo entrar no mercado e que seus rendimentos estão subindo e em muitas vezes elas conseguem superar os homens. Entretanto, mesmo com todas essas conquistas continua existindo a discriminação e o preconceito e principalmente a desigualdade salarial entre os sexos.
Mulher
Semente...
SER-mente...
SER que faz gente,
SER que faz a gente.
Mulher
SER guerreiro, guerrilheiro, lutador... multimídia, multitarefa, multifaceta, multiacaso... multi-coração... Mulher
SER que dá conta, que vai além da conta, que multiplica, divide, soma e subtrai, sem perder a conta, sem se dar conta, de que esse século foi seu parto, na direção de seu espaço, de seu lugar de direito e de fato, de seu mundo que lhe foi usurpado e que agora é por ela ocupado.
Autor Desconhecido.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo trata sobre a evolução da mulher no mercado de trabalho, suas conquistas através do tempo no Brasil e no mundo. No início dos tempos as mulheres eram vistas apenas como donas-de-casa e era o marido que ditava as regras e que era o provedor do lar e as mulheres eram proibidas de trabalhar, ou então deviam pedir permissão para tal ato.Contudo, elas conseguiram romper as barreiras da desigualdade, do preconceito de que toda mulher servia apenas para cuidar das obrigações domesticas, a partir dos anos 70 elas começaram a invadir o mercado de trabalho em um contexto de expansão