erosao dos solos
As queimadas descontroladas constituem um dos grandes factores de destruição dos recursos naturais e contribuem para mudanças climáticas, devido a emissão de gases com efeitos de estufa.
Na maioria dos países do mundo, em particular da Africa Sub-Sahariana, as queimadas fazem parte de modo de vida das populações Rurais como meio de gestão da terra e dos recursos naturais. Muitas destas queimadas acabam tornando-se descontroladas, devidos as proporções que atingem, por desconhecimento das melhores práticas para o seu controlo e as vezes por simples negligência dos seus autores.
Em Moçambique, as queimadas descontroladas constituem um dos problemas ambientais que preocupam toda a sociedade, agravado pelos índices elevados de pobreza em que vive a maioria da população Rural e peri-Urbana do país. Estes ainda estão relacionados com as práticas de actividades agrícolas impróprias, caça furtiva, necessidade de combustível lenhoso principalmente em grandes aglomerados populacionais, questões sócio-culturais, resultando na destruição da biodiversidade e dos habitats, na perca da fertilidade de solos, entre outros.
Assim, o presente trabalho visa identificar os problemas resultantes das queimadas descontroladas como forma de garantir a definição de estratégias que contribuam para o uso sustentável dos recursos naturais.
De salientar que o trabalho está estruturado da seguinte maneira: parte introdutória, objectivos gerais e específicos, a metodologia, definição de conceitos, a fundamentação teórica, a conclusão e as referências bibliográficas.
2. Descrição da área em estudo
O posto administrativo de Chicumbane faz parte do Distrito de Xai-Xai e se situa-se no Noroeste da cidade de Xai-Xai, com uma área de 635km², e uma população de 28.113habitantes. a população de deste posto administrativo de Chicumbane é na sua maioria dependente da actividade agrícola sendo a caça, criação de animais bem como a actividade comercial importante no melhoramento da