ernesto che guevara
Revolucionário e comunista ortodoxo de origem argentina, Ernesto Rafael Guevara de la Serna, maisconhecido por "Che" (irmão, em língua guarani) Guevara, nasceu a 14 de junho de 1928, em Rosario, emorreu, assassinado, a 8 de outubro de 1967, em La Higuera, na Bolívia. primeiro dos cinco filhos de Ernesto Lynch e Celia de la Serna y Llosa, família de origem aristocrática, donos de terras. A mãe descendia do último vice-rei do Peru e casou com Ernesto (pai), estudante de arquitetura, em 1927. Embora de família tradicional que aos poucos foi perdendo a sua riqueza, Che passou sua infância como menino típico de família de classe média, nunca se preocupando muito com a política. Celia teria papel importante na formação de Che, só inferior ao de Fidel Castro, conforme o biógrafos. Mesmo de educação católica, mantinha em casa um ambiente de esquerda, sempre cercada de mulheres politizadas.
Formação
Formação ministrada principalmente pela mãe, figura forte em seu desenvolvimento político, pois apesar de ser católica, cultivava um ideal esquerdista em sua família, e mantinha relações com outras mulheres também muito politizadas.
Ideais
O ideal de Ernesto Che Guevara era uma América Latina livre, independente e justa socialmente, com a superação da miséria e do atraso crônico de todas as nações do continente, rejeitando a hegemonia dos Estados Unidos.
Che Guevara encontrou a junção desses ideais ao entrar em contato com a ideologia comunista (o que se deu ainda na década de 50, em plena guerra fria) juntando-se em seguida à guerrilha cubana comandada por Fidel Castro e que finalmente chegou ao poder em 1959.
Em conformidade com essa ideologia, Che exerceu altos cargos na administração cubana e teve participação ativa na execução sumária de centenas de pessoas acusadas de simpatizar com o antigo regime.
Apesar de sua imagem como visionário e sua formação intelectual, suas ações revelavam uma personalidade de pouca maleabilidade (era um fanático)