erica
O QUE É ÉTICA
Coleção Primeiros Passos - Nº 177
ISBN 85-11-01177-3 - Ano: 1994
Editora Brasiliense
Sobre o autor
Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia N. Sra. Medianeira (1971), mestrado em Filosofia - Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1977) e doutorado em Filosofia - Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1981). Professor Adjunto 4 aposentado da UFRGS. Atualmente é professor titular 1 da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Kierkegaard, socratismo, filosofia dinamarquesa, ética, Nietzsche e ironia. Traduziu vários livros de Kierkegaard do original dinamarquês, e de Adorno, do alemão.
Capítulo I
Os problemas da ética
O autor inicia seu livro alegando que a ética é uma daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar quando alguém pergunta; e isso provavelmente ocorra devido à complexidade da mesma.
A ética é tradicionalmente entendida como a ciência que estuda os costumes e ações humanas, e pode ser também a própria realização de um tipo de comportamento. Através da ética é possível abordar tanto os campos normativos e descritivos como os especulativos ao tratar de questões fundamentais como a liberdade e associados a esta problemas como do bem e do mal, de lei, da consciência moral dentre outros. Valls destaca que a ética se diferencia dos outros ramos do saber, mas que também se funde a eles, pois os problemas na prática da vida ocupam mais de uma dimensão simultaneamente.
No primeiro capítulo o autor mostra a maneira tradicional e a moderna em que os povos agiam diante da ética e da moral. Um problema fundamental da ética que surge ao relacioná-la com os costumes, é que estes variam constantemente, sendo assim o que antes era errado hoje pode ser aceito.
Evidentemente tendo à ética também função descritiva, é preciso que se procure