Erica
Tânia Regina Pinto de Almeida (UERJ)
RESUMO
Nosso objetivo, neste artigo, é abordar questões relevantes sobre como levar o aluno a compreender em situação real de uso, a importância da utilização eficaz de mecanismos de coesão e coerência textual para a promoção da interpretação das letras de músicas, visando à aplicação desses recursos por parte dos educandos na criação de seus próprios textos. A investigação foi concentrada em letras de diferentes estilos musicais indo do Rock ao Funk. Postulamos os textos das letras dessas músicas como o corpus deste trabalho, pois as músicas fornecem ótimos exemplos para o estudo da coesão e da coerência, deixando evidente uma importante diferença existente entre interpretar e compreender, uma vez que esses textos operam com ambigüidades e inferências. As letras dessas músicas nos interessam como peça textual que abrange uma rede ampla de conhecimento da língua como um todo que vai desde a configuração da frase visando dar ritmo e melodia até o conhecimento de mundo para a compreensão do sentido das letras.
Palavras-chave: música, coesão e coerência textual.
Introdução
A necessidade de construir uma nova prática pedagógica, de acordo com os novos tempos, e a busca pelo conhecimento estão diretamente ligadas à nossa área de trabalho, pois, como professores, acreditamos que o melhor profissional é aquele que ensina sem deixar de aprender e de buscar uma forma de tornar o ensino mais prazeroso para os alunos.
Houve um tempo em que acreditávamos que ensinar era simplesmente fazer o aluno “entender” e “decorar” regras. Nessa postura, enxergávamos o processo ensino/aprendizagem apenas sob o ponto de vista do ensino, ignorando, que nesse processo existem duas faces diferentes, ou seja, além do professor, existe a figura do aluno, alvo principal de nosso trabalho. Além disso, o fato de se estar ensinando nem sempre