Erica
1) Segundo a teoria queneziana a poupança é uma função:
a) Crescente da renda nacional b) Decrescente da renda nacional c) Crescente da taxa de juros d) Decrescente da taxa de juros e) Crescente dos investimentos
2) O principio da demanda efetiva na forma apresentada por Kelles, estabelece que:
a) Variações do nível do investimento decorrem de variações do nível de poupança. b) A demanda é suficiente para garantir o equilíbrio a plena emprego. c) Variações no consumo constituem do elemento principal na explicação das variações na renda. d) Não pode haver equilíbrio estável da renda e do emprego.
3) Desde que haja recursos ociosos, um aumento autônomo dos gastos do governo tendem a ter o efeito positivo sobre o nível de atividades. Sobre este efeito, podemos afirmar que:
a) Ele será maior, quanto maior for o valor do multiplicador dos gastos autônomos. b) Ele tende para zero, quando a demanda da moeda tende a ser absolutamente insensível a variações da poupança. c) Ele pressupõe uma propensão marginal a gastar maior do que a unidade. d) As opções do IC estão corretas.
4) O que diferencia fundamentalmente a abordagem dada na contabilidade social e aquela dada na teoria macroeconômica.
5) Defina oferta agregada e demanda agregada de bens e serviços. Quais hipóteses cercam esses conceitos dentro do modelo queneziano básico.
6) Do que depende a demanda de investimentos em bens capital.
7) Colocam-se posição de uma autoridade governamental e dê um exemplo de uma medida de política fiscal para cada um dos casos a seguir:
a) Desemprego dos recursos produtivos. b) Inflação da demanda.
8) Sobre um conceito de moeda:
a) Defina moeda e suas funções. b) Defina moeda fiduciária e moeda lastreada.
9) Com relação aos meios de pagamentos:
a) Conceitue meios de pagamentos. b) Conceitue o que venha a ser monetização e