ERHT AULA 03 TEMPLATE AUTODESENVOLVIMENTO Final xx10
1093 palavras
5 páginas
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos
Unidade de Ensino: Anhanguera Guarulhos
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
“Existe uma profissão certa para cada pessoa...”?
Conforme pesquisa realizada sobre “Cultura Organizacional” e sobre o caso “Lava Jato” ocorrido na Petrobras, percebe-se que não existe uma profissão certa para cada pessoa. Em todas as esferas da sociedade nos deparamos com indivíduos que andam na contramão dos valores éticos e tomam atitudes que violam a Cultura Organizacional das empresas e da própria legislação que rege o nosso país.
Sabemos que a Cultura Organizacional serve para fornecer interpretações e conduzir os seus membros no enfrentamento de problemas e ou no desenvolvimento de ações rotineiras de acordo com pressupostos básicos ou valores fundamentais aceitos naquela organização.
No ocorrido na Petrobras vemos que, os valores que conduziram as tomadas de decisões dos colabores envolvidos no esquema definido pelo MPF (Ministério Público Federal) como formação de quadrilha, vão contra tudo que a empresa prega como essência de sua Cultura Organizacional, que entre outros, prega:
Impulsionar desenvolvimento.
Garantir o futuro da sociedade.
Ética e transparência nas negociações, ações e compromissos e demais relações orientadas por princípios éticos.
Atuação integrada na CIA em ações e decisões e responsabilidades por resultados.
Geração de valor por partes interessadas, com foco em disciplina de capital e gestão de custos.
No caso Lava Jato, os colaboradores agiram de forma completamente destoante aos valores e crenças da CIA, obtendo enriquecimento através do recebimento de propinas (dinheiro, carros, imóveis, entre outros), desvio de verbas públicas