Ergonomia
Disciplina: HIGIENE DAS CONSTRUÇÕES
Professor: André Luiz de Souza – arquiteto e urbanista
(1) Qual o significado de ergonomia?
A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis]. Trata-se de uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana. Mas, o que é Ergonomia, efetivamente?
Ergonomia, antes de tudo, é uma atitude profissional que se agrega à prática de uma profissão definida.
(2) Quando começaram os estudos sobre ergonomia, e por quem?
Historicamente, o termo ergonomia foi utilizado pela primeira vez, em 1857, pelo polonês W. JASTRZEBOWSKI, que publicou um ‘’Ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho baseada nas leis objetivas da ciência da natureza ‘’.
(3) Quais são os objetivos dos estudos ergométricos?
São objetivos da ergonomia:
Aperfeiçoar as condições de trabalho para conquistar eficácia, eficiência e produtividade;
Planejar, projetar e avaliar tarefas, produtos e ambientes para torná-los compatíveis com necessidades, habilidades e limitações (físicas, psicológicas e cognitivas) das pessoas;
Diagnosticar e minimizar problemas que causem fadiga no trabalho, colaborando para evitar erros;
Prevenir acidentes ou doenças ocupacionais e reduzir custos operacionais;
Elevar a participatividade dos usuários, preservando sua saúde física, mental e espiritual; aumentar a motivação, o bem-estar e a qualidade de vida, proporcionando conforto, segurança e satisfação aos indivíduos.
(4) Faça um relato sobre a portaria 3.751/90 e a NR 17 do Ministério do Trabalho.
O Ministério do Trabalho e Previdência Social institui a Portaria n. 3.751 em 23/11/90 que baixou a Norma Regulamentadora – NR 17, que trata especificamente da ergonomia. ‘’ Esta norma visa estabelecer parâmetros que permitam à adaptação das condições de trabalho as características psicofisiológicas dos