O cuidado em Enfermagem pronto
O cuidado requer solidariedade atenção, dedicação, ética, e amor ao próximo. Na profissão da enfermagem existem dois conceitos a serem citados o “cuidar” e o “tratar”, o cuidar refere-se a um cuidado mais atencioso de forma que o enfermeiro e o paciente tenham mais contato um com o outro já o “tratar” refere-se a um cuidado mais técnico priorizando apenas a cura da enfermidade.
O cuidado tem seu desenvolvimento nas suas mais diferentes especialidades, como por exemplo, o processo de cuidar do paciente crônico cardíaco. Nessa faze o doente encontra-se fragilizado e é ai que o enfermeiro assume um papel importante não só sentido de ajudá-lo a enfrentar as dificuldades da doença como também a passar carinho e autoconfiança.
Três categorias que estão presentes na arte e nos fundamentos da enfermagem são:
Vida humana como valor instrumental – refere-se a quanto à vida de cada um serve de interesse aos demais sendo assim algo instrumentalmente importante se seu valor depender de sua utilidade e sua capacidade para ajudar as pessoas a obter o que desejam tanto dinheiro quando medicamentos.
Vida Humana como valor subjetivo - refere-se em termos de que até em que ponto ela quer esta vida e ate que ponto estar vivo e bom para cada pessoa.
Vida Humana com valor intrínseco – refere-se ao valor que uma vida tem para outra de cuja vida se trata.
O cuidado de enfermagem promove e restaura o bem-estar físico, o psíquico e o social ampliando as possibilidades de viver e prosperar, possuindo um componente humanístico promovendo a continuidade da espécie humana saudavelmente de geração em geração.