ergonomia
04/04/2012
A ergonomia no uso de computadores
Ergonomia compreende na ciência que estuda as interações entre o Homem e outros elementos do sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar afim de otimizar o bem estar humano e o desempenho geral de um sistema.
O mal posicionamento no uso diário de computadores, pode acarretar em diversas doenças musculares e ósseas. É muito importante adotar uma posição adequada para evitar tais doenças e ao notar-se qualquer sintoma como dormência, dor contínua, latejamento, tensão entre outros sintomas nas mãos, braços, pulsos, ombros, pescoço e costas, procurar um especialista para tratar esses problemas, afim de evitar estágios mais avançados e até irreversíveis dessas doenças.
Uma condição indispensável para a prevenção desses males é a organização no ambiente de trabalho de forma que tenha uma postura correta no uso do computador.
De um modo geral, deve-se ajustar a posição do computador e do usuário, evitar passar horas consecutivas sentado e se possível fazer intervalos durante o dia.
Na disposição do hardware na mesa de trabalho, está grande parte do problema ergonômico na área da informática, é de suma importância o posicionamento correto do monitor, do teclado e do mouse para evitar tensão, desconforto e desgaste do usuário.
O monitor mal posicionado causa dores no pescoço, ardor e cansaço nos olhos e até mesmo problemas na visão. Para evitar esses problemas o usuário deve colocar-se a uma distância maior que 0,50cm e menor que 1,00 metro do monitor. A inclinação deve ser de 35º para esquerda ou para direita e no máximo 20º para cima ou para baixo.
Na utilização do teclado e ou mouse, o pulso não deve permanecer apoiado para não flexionar o pulso e os dedos para trás, os cotovelos devem estar no nível do teclado e os ombros relaxados para evitar tensões musculares.
Quando se fizer necessário o uso de livros ou documentos, por exemplo, para