Ergonomia
FLAVIO EDUARDO
SIDEMÁRIO EMANUEL
WESELEY VIEIRA
PEDRO CERQUEIRA
LUDMILA SILVA
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ERGONOMIA
Taguatinga-DF
Junho de 15
Introdução à engenharia de produção
Resumo dos textos relacionados ao tema “Ergonomia”
Com as crescentes variações técnico-mecânicas nos processos de produção, a aplicação de estratégias ergonômicas tornou-se fator fundamental para o desempenho positivo dos processos fabris. Boas condições ergonômicas em atividades produtivas ou administrativas tem como retorno um maior ganho no negocio.
A revolução industrial foi a base de mudança da atividade artesanal para a atividade mecanizada. A ergonomia está intimamente ligada ao desenvolvimento da tecnologia causada pela revolução industrial. Nesta época também, as empresas passaram a ser mais produtivas e competitivas como consequências houve o adoecimento frequente e afastamento constante de trabalhadores dos seus postos de trabalho.
Trazendo para o campo juridico, a ergonomia é de suma importância, pois embasa as decisões jurídicas mediante a avaliação médica referente aos afastamentos do trabalhador das suas atividades laborais. Podemos observar que o fio puxado pela dissociação do trabalho e as necessidades psicofisiologicas podem gerar adoecimentos e restrições do corpo do trabalhador em quase toda cadeia produtiva. LER e DORT respondem por 80% dos afastamentos dos trabalhadores sendo que algumas doenças ocupacionais crônicas surgem mesmo após o trabalhador está afastado do posto de trabalho. Pensando dessa forma, as empresas tem se preocupado em buscar um ambiente de trabalho, seguro, saudável e confortável.
Trazendo para o campo da teoria, a ergonomia proporciona ao homem, o estrito equilíbrio entre si e o seu trabalho, de maneira a manter a integridade da saúde dos operadores e atingir objetivos econômicos. A humanização do trabalho é o centro e objetivo da ergonomia. Quando o trabalhador adoece no seu posto