Ergonomia
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
FRANCIANE SANTIAGO ANACLETO
LISANE FERREIRA DE JESUS
MARGARETH ALMEIDA DA SILVA
ROGANA MUNARETTO ROCHA
ANALISE ERGONÔMICA
Criciúma – SC
2014
SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
FRANCIANE SANTIAGO ANACLETO
LISANE FERREIRA DE JESUS
MARGARETH ALMEIDA DA SILVA
ROGANA MUNARETTO ROCHA
Analise Ergonômica
Trabalho solicitado pela prof.ª Karina N. Reis com tema Analise Ergonômica dentro da disciplina de Ergonomia.
Professora Orientadora Karina N. Reis.
Criciúma – SC
2014
1. ERGONOMIA
O objetivo prático da Ergonomia é a adaptação inteligente, confortável e produtiva do posto de trabalho, dos instrumentos, das maquinas, dos horários, do meio ambiente, às exigências do homem. A realização de tais objetivos, no estabelecimento propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano.
Através da ergonomia é possível apresentar algumas propostas de intervenções para os trabalhadores, a fim de que sejam melhoradas suas condições de trabalho e proporcionando uma melhor qualidade de vida.
A contribuição ergonômica, de acordo com a ocasião em que é feita, é classificada em:
Ergonomia de concepção – também chamada de Ergonomia Pró- ativa, inicia-se no planejamento do posto através do estudo aprofundado do ambiente de trabalho, da prescrição da tarefa, do conforto e postura do trabalhador, das perspectivas de produção durante a concepção do posto, criando assim um posto de trabalho adequado ergonomicamente.
Ergonomia de correção – é a avaliação do posto já instalado, postura do trabalhador, ambiente de trabalho, mobiliário, ferramentas, modo operacional, e outros. Com o objetivo de adaptá-los ergonomicamente. A Ergonomia de correção também pode ser chamada de reativa, pois reage aos problemas detectados.
Ergonomia de conscientização – existem hipóteses, onde os