ERGONOMIA
O tema trata de ergonomia no trabalho: ou seja, leis e normas do trabalho, trata também de como foi mudando o ambiente de trabalho com o passar do tempo. Na época de Taylor, o trabalhador era tratado como uma maquina e na década de 70 passa a pensar no emocional do ser humano e no seu bem estar, pois nenhum ser consegue trabalhar se não estiver com sua mente em perfeitas condições, passa a pensar no ser humano não só no ambiente onde ele trabalha... Busca se também uma melhor qualificação do homem para um melhor desempenho do seu trabalho.
Com a ergonomia temos três especialidades para corrigir e cuidar dento de um ambiente de trabalho:
Ergonomia física - onde verifica se o ambiente e localização dos objetos que serão utilizados no dia a dia estão de fácil acesso, se a muitos movimentos repetitivos, segurança e saúde.
Ergonomia cognitiva- tudo o que se refere ao domínio, memoria, estresse, treinamento e como o ser reage em meio a tomada de decisões.
Ergonomia organizacional- o que se refere a gerenciamento, trabalhos em grupos, cooperativos.
A área que realiza esta função é a gestão de pessoas e esta diretamente ligada a empresa, pois para que a mesma possa seguir deve esta enquadradas nas NR e a parte de ergonomia encontra se na NR 17 no que se refere em Ergonomia do trabalho.
Sendo assim tem mente que o ser humano tem muitas limitações seja elas físicas ou emocionais e deve ser respeitadas nesta faze que recorre-se aos psicólogos do trabalho, pois os mesmos tentam equilibrar o ambiente de trabalho a realidade do ser humano gerando, assim o mínimo de confronto possível.
Dentro deste artigo as principais questões abordadas, foram mudanças para o capitalismo, analise do ambiente de trabalho e uma melhor observação do ser humano, não mais pensado como maquina e sim como um ser com reflexos de sua vida pessoal refletindo muitas vezes o profissional.
BIBLIOGRAFIA
Borges Siqueira Elisa Maria Trabalho e gestão de si – para além dos “recursos humanos”