ERGONOMIA
1. Quais são os principais objetivos da ergonomia?
O objeto de estudo da ergonomia é a análise da atividade humana, a fim de compreender as interações que se manifestam entre o ser humano e o seu envolvimento nas atividades de trabalho e pessoal. Reduzindo as consequências nocivas sobre o trabalhador, tais como fadiga, estresse acidentes e etc. Proporcionando segurança satisfação e saúde aos trabalhadores.
2. Que aspectos caracterizaram os estudos precursores da ergonomia até a segunda guerra mundial?
O termo ergonomia foi adotado nos principais países europeus substituindo antigas denominações como fisiologia e psicologia do trabalho, tiveram como característica facilitar a tarefa com o auxílio de máquinas. Desenvolvendo um melhor trabalho como o homem – máquina. A ergonomia teve suas origens na segunda guerra mundial, mais propriamente em 1949 quando falharam as formas tradicionais de resolução do conflito ente homens e máquinas. Aspectos mais caracterizantes eram: pela maior eficiência das máquinas, por uma informatização cada vez mais difundida e por uma automatização.
3. Trace um perfil dos conceitos tayloristas e os conflitos com os trabalhadores. Tayloristas atribuía baixa produtividade a tendência à vadiagem e os acidentes a negligencia. Serie de fatores ligados ao projeto, máquinas e ambientes físicos, ao relacionamento humano e diversos fatores organizacionais que podem influenciar ao trabalho. Acidentes não acontecem do acaso são a consequência de perfil dos conceitos tayloristas e os conflitos com os trabalhadores.
Trabalhar só para ganhar mais incentivo pegando de açodo com a produção. Pessoas com temperamento individualista com menor renda ou as pessoas estão em busca de auto realização, coleguismo, justiça e reconhecimento pelo trabalho.
4. O que caracteriza a escola de relações humanas e como ela se diferencia do taylorismo?
A escola de relações humanas caracteriza-se pela autovalorização e motivação do trabalhador, visando um