Ergonomia
O QUE É ERGONOMIA
Podemos conceituá-la como " O conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados como o máximo de conforto, segurança e eficiência".
CARACTERÍSTICAS PSICOFISIOLÓGICAS DOS TRABALHADORES
A NR-17 visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisicologica dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e de desempenho eficiente.
O(S) OBJETIVO(S) DA ANÁLISE ERGONÔMICA
O objetivo da análise ergonômica é determinar os fatores que contribuem para um sub ou sobrecarga de trabalho, sendo que esta análise implica necessariamente na avaliação de como os trabalhadores se ressentem desta carga (avaliação subjetiva).
O QUE É CARGA DE TRABALHO
Uma medida quantitativa ou qualitativa do nível de atividade (mental, sensitivo-motora, fisiológica etc) do operador , necessária à realização de um dado trabalhador.
FATORES QUE INFLUENCIAM NA CARGA DE TRABALHO
OS MÉTODOS ADEQUADOS
A análise ergonômica deve basear-se na atividade real desenvolvida pelos trabalhadores (o que eles realmente fazem) e não apenas no trabalho teórico ou prescrito pela empresa. Há de se levar em conta as dificuldades dos novatos em executar a tarefe, bem como as estratégias utilizadas pelos mais experientes para adequar as exigências das tarefas as suas possibilidades físicas e cognitivas.
QUANDO INICIAR UMA ANALISE ERGONÔMICA
Sem pretender esgotar todas as situações abaixo mais freqüentemente problemáticas o que não quer dizer que o seja sempre:
Trabalho exigindo grandes esforços físicos;
Rotatividade elevada;
Freqüência e gravidade de acidentes elevadas;
Presença maciça de trabalhadores jovens;
Queixas de dores musculares;
Trabalho exigindo postura rígida ou fixa( só sentado ou só em pé);
Produção de novas tecnologias ou mudanças no processo de