ergonomia
Este relatório refere-se à avaliação sobre ergonomia na movimentação de cargas, durante o semestre letivo de 2014 no Curso de Engenharia Mecânica. Com o relatório, busca-se entender mais sobre a o transporte de cargas no mercado de trabalho. Está presente também o estudo de caso, procurando achar meios de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, fazendo com que diminua seu esforço físico.
2 OBJETIVOS
Ao realizar este trabalho a equipe pretende obter conhecimentos sobre a ergonomia, principalmente na movimentação de cargas. No estudo de caso, o grupo busca encontrar uma solução para diminuir o esforço físico do trabalhador, melhorando a sua qualidade de vida.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Movimento Manual de Cargas
O movimento manual de cargas pode ser definido como sendo qualquer operação de transporte ou sustentação. Está associada a todos os setores de atividades, no entanto em alguns trabalhos ela assume um papel de destaque. O excesso de carga pode acarretar uma serie de riscos e patologias ao homem, cerca de 25% de todas as lesões que ocorrem no trabalho estão diretamente relacionados com o levantamento e a deslocação de materiais. Para que possamos compreender melhor como ocorrem as situações de perigo e riscos do movimento manual de carga foram citados alguns exemplos de condições desadequadas:
• Cargas mal equilibradas;
• Cargas muito Pesadas;
• Movimentação de cargas em uma altura desapropriada;
• Tempo insuficiente para descanso;
• Pavimento desagregado e com desnível.
Caso o homem trabalhe nessas condições diariamente, pode ocasionar ao longo do tempo sérias lesões ao trabalhador, entre elas hérnia de discos, lumbagos e dores ciáticas.
2.2 Hérnias de Disco
Consiste na Ruptura parcial do disco intervertebral (e uma substancia mole do seu interior que escapa de uma área débil da camada