Ergonomia
SENAC Passo D’areia Porto Alegre
Curso Técnico de Segurança do Trabalho
DANIELLE PEPE DA ROSA
VINICIUS EZEQUIEL MAGALHÃES NINI
RELATÓRIO FINAL DE PROJETO
ERGONOMIA E A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS
Porto Alegre
2013
DANIELLE PEPE DA ROSA
VINICIUS EZEQUIEL MAGALHÃES NINI
RELATÓRIO FINAL DE PROJETO
ERGONOMIA: A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS
Relatório final de projeto apresentado como requisito a obtenção de aprovação do componente curricular Metodologia de Projeto pelo SENAC Passo D’Areia Porto Alegre. Orientadora: Professora Alsácia Matzenbacher
Porto Alegre
2013
1 Fundamentos da ergonomia: definições e origem
1.1 O que é ergonomia?
Definições: A palavra “ergonomia” vem de duas palavras gregas: “ergon”, que significa trabalho, e “nomos”, que significa leis. “Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano”. Definição de ergonomia da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO).
Conceito analisado: A ergonomia nada mais é do que um estudo intensificado para adaptar o homem aos instrumentos, melhorando o seu desempenho e reduzindo a fadiga e os acidentes. 1.2 A origem da ergonomia:
Conhecida imagem do Leonardo Da Vinci, o homem vitruviano é associado às dimensões de um homem circunscrito em um círculo e um quadrado, um ícone do ideal renascentista do homem como a medida de todas as coisas.
Largamente utilizada como representação da saúde física e mental do ser humano, esta imagem concebida por volta de 1490 refere-se originalmente aos estudos e escritos do arquiteto romano Marcus Vitruvius.
Em 1700, o médico italiano, Bernardino Ramazzini, conhecido como o pai da saúde ocupacional, fez a primeira publicação relacionada à saúde dos trabalhadores em sua obra: De Morbis Artificium Diatriba.
No