Ergonomia
Ergonomia em Sala de Aula
Infraestrutura Ambiente
Enfoca a área da ergonomia de ensino relativo à infraestrutura e ambiente. * Infraestrutura
- Mobiliários, salas de aula, biblioteca, laboratório, etc. * Ambiente Físico - Iluminação, ruídos, temperatura, ventilação, uso de cores. * Postura - Identificou-se que o maior índice de reclamação esta relacionada ao mobiliário mal dimensionado. - Má postura: dores nas costas, regiões cervicais, glúteas, lombares. * Soluções:
- Mobiliário regulável, ajustável a medida antropométrica do aluno. * Iluminação
- Segundo recomendação da NBR 5413 em ambiente de sala de aula a iluminação é de 300 lux.
- A falta e a quantidade excessiva de luz podem ocasionar ofuscamento e fadiga visual. O ofuscamento é produzido pela presença de luzes, janelas ou áreas excessivamente brilhantes, podendo ocasionar cegueira, desconforto, irritação e distração visual. * Solução:
- Iluminação mais difusa com posicionamento diferente do convencional. Para evitar fadiga visual deve ser colocado quadro côncavo com iluminação localizada, em todas as salas de aula. * Ventilação
- A má ventilação pode ocasionar: fadiga, calor, stress, irritação, distração, influenciando diretamente no desempenho escolar. * Solução:
- Controle de iluminação solar e entrada de ar nas salas de aulas, ambiente escolar em geral.
Proposta
Iremos realizar juntamente com a sala exercícios de alongamento especificamente para sala de aula, para ajudar com as dores e desconfortos que o ambiente escolar pode causar a nossa saúde.
Conclusão
Esta pesquisa nos permitiu observar a importância da aplicação da ergonomia em sala de aula e como ela está presente em cada situação de nossas vidas. Após essa pesquisa podemos observar que a ergonomia não está persente somente na estrutura da sala de aula, mas também no ambiente ficando mais nítida as