Ergonomia
Ergonomia
Assunto
Serviços de desenho técnico relacionados à arquitetura e engenharia
Resumo
Aspectos e medidas ergonômicas no ambiente de trabalho e doméstico, respeitando as condições mínimas de conforto para os usuários.
Palavras-chave
Ergonomia
Conteúdo
1 INTRODUÇÃO
Existem vários aspectos ergonômicos que devem ser observados, tanto no ambiente de trabalho como no ambiente doméstico. São pequenos cuidados, muitas vezes simples e práticos de serem colocados em prática, que trazem um grande benefício para a saúde das pessoas, pois minimizam, previnem ou reduzem dores e tensões nas costas, músculos e articulações. Técnicas e métodos adequados para observação das situações e tarefas prejudiciais ao usuário, também estão aqui detalhados e são muito importantes para a formulação de um diagnóstico e encaminhamento para melhorias.
2 OBJETIVO
Produzir conhecimentos específicos sobre a atividade do trabalho humano e as medidas ergonômicas a serem tomadas. Informar a carga do trabalhador, considerando sua atividade específica, gerando um ambiente de trabalho que atenda às condições mínimas de conforto ao usuário. 3 O QUE É ERGONOMIA?
A ergonomia é uma ciência interdisciplinar, pois envolve uma série de outras ciências, como a fisiologia e psicologia do trabalho e a antropometria que é a sociedade no trabalho, além de outras ciências vizinhas aplicadas ao trabalho humano. O objetivo da integração de todas essas ciências é único: a adaptação do posto de trabalho, incluindo instrumentos, máquinas, horários e meio ambiente às exigências do homem, dentro dos requisitos de conforto e eficácia. Atendendo a estes objetivos tem-se como resultado uma facilidade no trabalho, e, conseqüentemente um rendimento do esforço humano.
Copyright© Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas - SBRT - http://www.sbrt.ibict.br
4
Alguns autores afirmam que ergonomia é uma ciência, pois é uma geradora de conhecimentos.
Outros