05879465713
882 palavras
4 páginas
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE ADMINISTRAÇÃOCAROLINA FREITAS
ANÁLISE SOCIOLÓGICA AÇÃO AFETIVA
Vitória
2014
CAROLINA FREITAS
ANÁLISE SOCIOLÓGICA AÇÃO AFETIVA
Instrumento complementar de avaliação apresentado como requisito parcial de avaliação para a disciplina de Sociologia.
Professor(a) orientador(a): Isaias Alves
Vitória
2014
Descrição do Caso
Jogador do time do Santa Cruz , corre o risco de ficar até um ano sem jogar futebol, ele agrediu fisicamente o árbitro Reinam Mariano da Silva com um soco forte no rosto. O fato ocorreu durante uma partida de futebol entre Santa Cruz e Cuiabá em Barra do Bugres.
O jogador saiu do estádio sob escolta da polícia militar, pois o árbitro fez um boletim de ocorrência contra o jogador na delegacia da cidade.
Análise sociológica
Para Max Weber, a ação social é aquela que é orientada para outro agente. É dotada de sentido, no entanto, há algumas atitudes coletivas que não podem ser consideradas sociais.
A “ação social” mencionada nessa definição é uma modalidade específica de ação, ou seja, de conduta à qual o próprio agente associa um sentido. É aquela ação orientada significativamente pelo agente conforme a conduta de outros e que transcorre em consonância com isso (COHN, 1992, p.
26-27).
Tendo como estudo a teoria de Max Weber, o caso escolhido vai de acordo com o seu pensamento, pois durante a partida de futebol, com a pressão da torcida, nervosismo e calor do jogo o atleta toma um cartão vermelho e agredi o arbitro que apitava a partida, nesse ocorrido o estado emocional do jogador, o seu mau humor, foi o causador da ação do individuo. Ele demonstrou a perda do controle emocional e sem pensar nas consequências se deixa levar