Ergonomia
Com esta nova tendência, cresce a importância de aperfeiçoar a ergonomia doméstica, para evitar que a movimentação nesse ambiente acabe provocando acidentes e lesões por esforço repetitivo. Afinal, como em casa estamos mais relaxados, acabamos por descuidar de alguns aspectos que transitam no limite entre o conforto e o risco. Além disso, tarefas consideradas rotineiras, como lavar louça, varrer o assoalho e estender a cama também carregam um potencial de perigo à saúde, se executadas sem os devidos cuidados.
O cuidado com a ergonomia exige, além do automonitoramento dos hábitos e da mudança de atitude nos moradores - como a correção da postura durante o lazer, o descanso e as tarefas domésticas -, uma adaptação dos ambientes e equipamentos mais utilizados em casa. “Um espaço se torna mais acolhedor e menos perigoso quando seu layout proporciona bem-estar aos ocupantes”, ensina Martim Felipe Pureza, técnico em Segurança do Trabalho. Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a tornar sua casa muito mais confortável e segura.
- Prefira modelos de portas e janelas que abrem e fechem com facilidade. Para garantir a segurança, instale fechaduras e trancas, mas que não dificultem os movimentos de quem manipula as aberturas.
- Pisos antiderrapantes ajudam a reduzir a possibilidade de acidentes, especialmente na cozinha, área de serviço, lavanderia e no banheiro. Tapetes soltos em pisos lisos e frios são um convite a