Ergonomia
INTRODUÇÃO – FUNDAMENTOS DA ERGONOMIAFoi precedida de um longo período de gestação, que remonta à pré-história. Começou com o primeiro homem pré-histórico que escolheu uma pedra de formato que melhor se adaptasse à forma e movimentos de sua mão, para usá-la como arma, a preocupação em adaptar o ambiente natural e contribuir objetos artificiais para atender às suas conveniências, sempre esteve presente nos seres humanos desde os tempos remotos. As ferramentas proporcionavam poder e facilitavam as tarefas como caçar, cortar e esmagar.
O termo ergonomia foi usado pelo polonês Wojciech Jastrzebowski, que publicou o artigo “Ensaios de ergonomia ou ciência do trabalho, baseado nas leis objetivas da ciência sobre a natureza” (1857). Contudo, a ergonomia só adquiriu status de uma disciplina mais formalizada a partir do início da década de 1950, com a fundação da Ergonomics Research Society, na Inglaterra.
Quase cem anos mais tarde, a ergonomia veio a se desenvolver como uma área de conhecimento humano, quando, durante a II Guerra Mundial, pela primeira vez, houve uma conjugação sistemática de esforços entre a tecnologia e as ciências humanas e biológicas. Fisiólogos, psicólogos, antropólogos, médicos e engenheiros, trabalharam juntos para resolver os problemas causados pela operação de equipamentos militares complexos.