Ergonomia
PPRA
Atendente de lanchonete
Primeiro observamos os riscos visíveis no local.
• Risco numérico: Contato com produtos químicos como água sanitária e desinfetante que podem ocasionar problemas na pele, ou inalação.
• Risco Físico: Ruídos que podem acarretar em desconforto para o atendente, gerados pelos ruídos dos carros.
• Risco Biológico: Contato com pessoas e objetos contaminados gerados por falta de higiene pessoal e local, podendo ocasionar intoxicações.
• Risco Ergonômico: Permanência em pé, ocasionando dores nas costas, irritabilidade, stress, mobiliário inadequado.
• Risco Mecânico: Choques elétricos, risco de queimaduras, material perfuro cortantes, quedas de objetos no ambiente de trabalho.
Inalação: Foi observado o uso de produtos químicos como água sanitária e desinfetante que trazem problemas de saúde ao trabalhador e esse tipo de serviço deve ser realizado por uma pessoa designada, com o especifico preparo como no caso do auxiliar de serviços gerais, podendo ocasionar doenças por via respiratória.
O ruído identificado causa irritação nas atendentes do balcão, como maior causa do stress, devido a grande movimentação de automóveis na rua que esta próxima ao local, sem qualquer proteção ou paredes que tenham proteção adequada ao barulho.
Baixa higienização durante o período de trabalho devido ao contato com pessoas e muitos objetos de uso inadequado como o caso de panos para secar as mãos que no caso deveria ser utilizado papel descartável.
Permanência em pé podendo ocasionar dores nas costas e problemas futuros no corpo do atendente, o stress causando irritabilidade e ocasionando problemas psicológicos no atendente, da mesma forma a postura inadequada e o mobiliário.
Na parte de choques elétricos podem ocasionar desde queimaduras leves ate o óbito do trabalhador podendo deixar o mesmo com seqüelas.
Materiais perfuro cortantes(talheres), podendo estar contaminados, nas