ergonomia
O que é Ergonomia?
Segundo Christensen (1988) é o ramo da
Ciência e da Tecnologia que inclui o que é conhecido e teorizado sobre o comportamento e características biológicas humanas que podem ser validamente aplicadas à especificidades do desing, avaliação, operação e manutenção de produtos e sistemas para aumentar a segurança e a satisfação destes por indivíduos, grupos ou organizações. Já para a Associação Brasileira de
Ergonomia (ABERGO) define que....
Ergonomia é a disciplina científica que trata de compreensão das interações entre os seres humanos a outros elementos de um sistema, e a profissão que aplica teorias, princípios, dados e métodos a projetos que visam otimizar o bem estar humano e a performance global dos sistemas(1998).
Assim...
Ergonomia faz convergir os aspectos de
Segurança, Desempenho e Qualidade de Vida através de sua metodologia específica...
A
ergonomia trouxe a ideia de proteger o trabalhador dos riscos físicos, ambientais e psicológicos provocados, principalmente, pelo sistema econômico, que visa sempre o lucro através do aumento da produção promovendo a intensificação da carga de trabalho, a implementação do tempo (de trabalho), sem se preocupar com o conforto do funcionário... É importante citarmos que o conforto do trabalhador é necessário para que se tenha uma boa relação com o trabalho...
Dentro das atribuições da ergonomia temos alguns domínios de especialização com competências mais profundas que buscam reduzir estes desgaste.
São elas:
• Ergonomia Física – versa sobre as características humanas anatômicas, antropométricas, fisiológicas e biomecânicas que se relacionam com a atividade física. Os tópicos relativos incluem posturas de trabalho, manipulação de materiais, movimentos repetitivos, lesões músculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho, layout do posto de trabalho, segurança e saúde.
•