Ergonomia
E qual sua importância para o Tecnólogo em Segurança do Trabalho ?
Por.: Paulo Francisco Pereira ***
O nome Ergonomia deriva-se de duas palavras gregas: ERGOS (trabalho) e NOMOS ( leis, normas e regras). É portanto uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando-o compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano, isto é, adaptação do trabalho ao homem. Para a realização de seus objetivos, a ergonomia estuda uma diversidade de fatores relacionados com o homem, a máquina, o ambiente, a informação, a organização, e as conseqüências do trabalho na saúde do trabalhador.
A Ergonomia está presente no dia a dia das pessoas, pois as suas aplicações estão presentes na indústria, na mineração, no setor de serviços e no próprio lar.
Uma das principais caracteristicas da Ergonomia é sua interdisciplinalidade. Existem diversos profissionais ligados com a questão ergonômica, seja relacionado à saúde, ao projeto de maquinas e equipamentos ou a organização do trabalho por si.
Oficialmente, a Ergonomia nasceu em 1949, derivada da época da 2ª Guerra mundial. Duarnte a guerra, centenas de aviões, tanques, submarinos e armas foram rapidamente desenvolvidos, bem como sistemas de comunicação mais avançados e radares. Ocorre que muitos destes equipamentos não estavam adaptados às características perceptivas daqueles que os operavam, provocando erros, acidentes e mortes.
Como cada soldado ou piloto morto apresentava problemas seríssimos para as Forças Armadas, estudos e pesquisas foram iniciados por Engenheiros, Médicos e Cientistas, afim de que projetos fossem desenvolvidos para modificar comandos (alavancas, botões, pedais, etc.) e painéis, além do campo visual das máquinas de guerra. Iniciava-se assim, a adaptação de tais