Ergonomia
Na maioria das vezes o cansaço e as dores que sentimos ao final de um dia de trabalho são consequência da má postura. Ficamos muito tempo em uma mesma posição, fazemos inúmeros movimentos e esforços que sobrecarregam a musculatura corporal. Então, uma alternativa para dimunuir o impacto causado por esta sobrecarga é relaxar, fazer pausas e praticar exercícios de alongamento. Eles ajudam a evitar ou minimizar os efeitos das dores musculares causadas pelas posições inadequadas que adotamos na execução das rotinas de trabalho.
De acordo com o médico do Trabalho Corporativo Gilson Bastos, os exercícios de alongamento são simples e podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora do dia: em casa, ou na empresa. “Estes exercícios visam à diminuição da tensão, reduzem a ansiedade, o estresse e a fadiga muscular, ativam a circulação e diminuem os riscos de lesões. Alongar o corpo é indispensável a qualquer empregado”, afirmou. Fique de olho na sua saúde. Alongamento é rápido, simples e muito benéfico a qualquer pessoa, independente da função que desempenha.
Veja alguns exercícios que você pode fazer
- Espreguice esticando braços, pernas e costas;
- Separe as duas pernas, flexione levemente os joelhos e solte o corpo para baixo. Relaxe os ombros e o pescoço e tente chegar com as mãos o mais próximo o possível do chão. Volte devagar à posição inicial e respire normalmente (a respiração coordenada com os exercícios de alongamento são excelentes para o relaxamento da musculatura);
- Faça rotações com os ombros para frente e para trás;
- Movimente os punhos em círculos, nos sentidos horário e anti-horário;
- Entrelace os dedos atrás das costas, palmas das mãos voltados para dentro. Lentamente, eleve-as de modo que sinta os ombros alongados.