ergonomia
Qual é a melhor iluminação para cada tipo de ambiente.
Muita gente não sabe, ou mesmo acha que a iluminação nada mais é do que uma simples luz iluminando uma área de trabalho. O que de certa forma não deixa de estar correto mais ela pode influenciar muito mais no ambiente de trabalho do que se pensa.
Hoje em dia a iluminação é utilizada de várias formas visando tanto à estética quanto a versatilidade e praticidade dos ambientes de trabalho.
A ergonomia por sua vez tenta amenizar os possíveis problemas relacionados à má iluminação, deixando o ambiente de trabalho o mais confortável possível, um exemplo disso são as luzes fluorescentes (brancas ou frias utilizadas em grande parte dos estabelecimentos comerciais, escritórios e grandes indústrias) isso não é atoa, visto que, esse tipo de iluminação é perfeita, porque não força a visão e conseqüentemente a mente de quem trabalha em um ambiente assim.
Sem esquecer também da iluminação em ambientes externos como ruas, avenidas e rodovias onde o mais comum é se usar lâmpadas quentes ou incandescentes (brilhantes), ou mesmo de mercúrio que também tem um potencial de iluminação bastante considerável, capaz de iluminar grandes distancias.
Iluminação adequada para cada ambiente
Lâmpadas incandescentes (luzes amarelas, quentes, brilhantes).
Como dito anteriormente esse tipo de iluminação é bastante utilizada em grandes ambientes externos, como ruas, avenidas e rodovias, tem um potencial de iluminação grande e tempo de vida útil pequeno, além do gasto energético em Wats ser considerável devido ao fator de que a temperatura normalmente ser mais alta em média 60º a 85º.
Lâmpadas fluorescentes (luzes brancas, frias, opacas).
É o tipo de iluminação mais comumente utilizada em ambientes comerciais, escritórios, e em ambientes que exijam muita concentração, seu potencial de iluminação é maior que o da luz incandescente, economiza mais energia em