Ergonomia
Doenças Profissionais e causa incapacidade para o exercício da profissão ou morte.
As doenças profissionais não se distinguem das outras doenças, só se diferenciam pelo facto de terem origem em fatores de riscos existentes no local de trabalho.
Acidente de trabalho é aquele que se verifica no local e tempo de trabalho, sendo lesão corporal, perturbação funcional ou doença que resulta na redução na capacidade de trabalho. Considera-se também acidente de trabalho quando no trajeto utilizado durante o período de ida e regresso entre o local de residência e o local de trabalho.
Riscos de Acidentes são todos os fatores que colocam em perigo o trabalhador ou afectam sua integridade física e moral.
A prevenção de acidentes de trabalho depende diretamente do tipo de atividade exercida, do ambiente de trabalho e das tecnologias e técnicas utilizadas.
local de trabalho confortável; seguir as regras de segurança na realização de atividades mais perigosas; local de trabalho ou posto de trabalho organizado saber quais os riscos e cuidados que deve ter na atividade que desenvolve e quais as formas de proteção para reduzir esses riscos;
aplicar as medidas e dispositivos de prevenção de acidentes que são facultados como o uso de vestuário de proteção adequado, proteções, óculos, capacetes e dispositivos anti-queda.
Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa
“trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do