ERGONOMIA
Ergonomia é a ciência aplicada em facilitar o trabalho executado pelo homem, a interpretação da palavra “trabalho” tem um sentido amplo, pois abrange todos os ramos e áreas de atuação.
Abordando estritamente esse assunto, direcionado ao profissional que trabalha com o computador, a ergonomia torna-se essencial, pois essa disciplina cientifica dispõe a estudar a relação homem-máquina, dispondo certas normas que promovem a saúde e o bem-estar, culminando a perpetuação do uso sustentável da informática.
Com base nessa abordagem, esse projeto enfoca as soluções que a Ergonomia pode trazer ao cotidiano das pessoas que atuam com o computador dentro de um departamento público, bem como, suas condições de trabalho diante da relação homem-máquina, e ainda o que a ausência dela pode causar à saúde do homem.
Nesse breve projeto foram pesquisados conceitos sobre Ergonomia, seu objeto e objetivos, as normas dispostas a regulamentar as condições de trabalho, bem como os transtornos e distúrbios que a relação homem-máquina pode causar ao homem, caso não sejam obedecidas essas normas.
Tal pesquisa gerou esse projeto a fim de melhorar as condições de trabalho que o referido departamento público possui, minimizando os problemas encontrados, e fazendo com que o ambiente de trabalho melhore diante da relação homem-máquina, com isso tanto se tem a valoração do servidor e de sua saúde, como também , a produtividade do setor, pois ambas estão, intimamente, ligadas.
Nada melhor para as pessoas do que estar em um ambiente saudável que corrobore sua saúde mental e física. Ao se construir esse ambiente, ele se refletirá na vida do homem, possibilitando, inclusive, transformações profundas na qualidade dos serviços prestados à sociedade, contribuindo, nesse processo, para a construção de um mundo mais saudável, dando-se as pessoas o devido reconhecimento.
2 – ERGONOMIA
2.1 CONCEITOS
Existem várias conceituações para ergonomia, entretanto,