ergonomia
Ergonomia - O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho. As lesões por esforço repetitivo (LER) são um dos problemas físicos mais comuns que pode causar limitações ou mesmo incapacidade de trabalhar. Utilizar soluções ergonômicas no local de trabalho é uma iniciativa que pode aumentar significativamente os níveis de satisfação, eficácia e eficiência do trabalhador.
Antropometria - A antropometria foi definida como a ciência de medida do tamanho corporal (NASA, 1978). A antropometria é um ramo das ciências biológicas que tem como objetivo o estudo dos caracteres mensuráveis da morfologia humana. Como diz Sobral (l985) " baseia-se na mensuração sistemática e na análise quantitativa das variações dimensionais do corpo humano". O tamanho físico de uma população pode ser determinado através da medição de comprimentos, profundidades e circunferências corporais, e os resultados obtidos podem ser utilizados para a concepção de postos de trabalho, equipamentos e produtos que sirvam as dimensões da população utilizadora. A antropometria divide-se em:
Somatometria: Que consiste na avaliação das dimensões corporais do indivíduo
Cefalometria: Que se ocupa do estudo das medidas da cabeça do indivíduo
Osteometria: Que tem como finalidade o estudo dos ossos cranianos
Pelvimetria: Que se ocupa das medidas pélvicas
Odontometria: É a ciência que estuda e avalia o tamanho, o peso e as proporções do corpo humano, através de medidas de rápida e fácil realização, não necessitando de equipamentos sofisticados e de alto custo financeiro.Estas medidas têm sido utilizadas nas áreas que estudam a composição corporal: Educação Física, Ciência dos Esportes e Medicina Esportiva.
A avaliação antropométrica apresenta informações valiosas para a predição e a estimação dos vários componentes corporais de sedentários ou