ergonomia
A ergonomia visa otimizar a eficiência das empresas e tornar a vida mais confortável e harmônica, tanto pessoal como social. No trabalho a seguir trataremos dos diversos aspectos da ergonomia.
2. Desenvolvimento
HISTÓRIA
As origens da ergonomia podem ser consideradas como sendo da pré-história, a partir do design das ferramentas manuais, contudo, o mais defendido e aceito é que o desenvolvimento da ergonomia está ligado ao da tecnologia, tendo como inicio, portanto na época da revolução industrial no final do século XIX e inicio do século XX.
O termo ergonomia foi utilizado pela primeira vez em 1857 no artigo “Esboço da ergonomia ou ciência do trabalho baseada sobre as verdadeiras avaliações da ciência da natureza” pelo polonês Wojciech Jastrzebowski. Sua definição estabelecia que “a ergonomia como uma ciência do trabalho requer que entendamos a atividade humana em termos de esforço, pensamento, relacionamento e dedicação”.
Devido uma serie de falhas com equipamentos militares como aviões e radares derivadas da inadequação dos mecanismos as capacidades humanas, após a segunda guerra mundial diversos pesquisadores e cientistas se reuniram na Inglaterra em 12 de julho de 1949, a fim de levantar estudos para adequar equipamentos a capacidade humana, sendo oficializada a Ergonomia e adquirindo o status de disciplina formalizada na década de 1950 pela Ergonomics Reserch Society.
RELATÓRIO 1 INTRODUÇAO A ERGONOMIA
O principal objetivo da ergonomia é otimizar o bem estar humano e o desempenho do sistema, em outras palavras, adequar o trabalho ao homem para que o mesmo possa executa-lo da melhor forma possível.
Os primeiros estudos sobre ergonomia surgiram durante a revolução industrial, com um aumento da demanda expressivo, as fabricas foram expandindo suas produções com a aquisição de novos maquinários, porém faltava mão de obra. Com isso foram feitos diversos estudos para reduzir o desperdício (materiais e