Ergonomia
O objectivo desta ciência é o conforto, a segurança, das pessoas adaptando o meio envolvente às necessidades do Homem.
Em Portugal, a Ergonomia ainda é pouco falada, no entanto, tem-se verificado um crescimento no estudo e aplicação de medidas ergonómicas, sendo que, cada vez mais, esta ciência é aplicada nas empresas.
São diversos os factores que podem influenciar as condições de trabalho e podem pôr em risco a saúde das pessoas, sendo eles, ambientais, físicos, materiais, psíquicos, psicológicos, relacionais e organizacionais. É então necessário planear o local de trabalho, organizando-o e adaptando-o às capacidades e necessidades do trabalhador.
Com este trabalho, tenciono mostrar os vários aspectos e a importância da Ergonomia na vida das pessoas.
A Ergonomia
Uma boa parte dos problemas de saúde que muitas pessoas adquirem, são consequências do não uso da ergonomia na sua vida.
A Ergonomia estuda a relação entre o Homem e os seus ambientes de trabalho de maneira a torna-lo mais adequado às pessoas, possibilitando o bem -estar ao trabalhador e prevenindo acidentes e o aparecimento de patologias específicas nos diversos tipos de trabalho.
A saúde dos funcionários está directamente ligada à saúde da empresa. Se todos os materiais de cada empresa passassem por um estudo de adequação ergonómico, seria uma das soluções possíveis para prevenir alguns problemas. As actividades que exijam movimentos repetitivos, força excessiva, posturas inadequadas, entre outras, podem provocar dores musculares, principalmente se não houver alternância nestas actividades, pausas ou mudanças de postura. Ao aplicarmos as medidas de ergonomia, consequentemente iremos diminuir o stress, a fadiga, corrigir a postura e reduzir as possibilidades de lesões.
Actualmente, em Portugal, existem ainda, muitas empresas e pessoas que não dão muita importância a esta ciência, mas é essencial que o façam, pois esta, pode